quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Abismo

A vida e tão bela mas ao mesmo tempo tão cruel com o ser humano ,eu pergunto o porque de tais actos de loucura que atormentam o ser humano ,porque nos leva a cometer tais atrocidades a nós próprios ,porque será que a vida deixa de fazer sentido quando já nada resta senão partir com dignidade de quem escolhe a morte como solução dos seus problemas .Há coisas  que o ser humano não deveria fazer ,mas a vida e tão madrasta nos empurra quando nada mais resta senão incertezas ,duvidas e problemas que não acabam ,fruto de uma sociedade consumista onde tudo deixa de fazer sentido quando nos fecham as portas ,de poder lutar pelos nossos sonhos caídos pela avareza dos ricos onde o comum mortal deixa de ter valor e apenas passa a ser um numero de uma campa porque apenas o comum mortal desistiu de lutar .Hoje penso naquele rapaz de capuz na cabeça ,fones no ouvido  ,atravessando a linha do comboio partindo ao encontro da morte cruel sem a mínima hipótese de sobreviver ,partiu numa paz "calmante" como a musica lhe desse a calma que necessitava para tal acto e o capuz para deixar para trás a imagem deste mundo cruel que deixou de fazer sentido para ele.Sei que assistir a isto e arrepiante mas fez-me pensar que sentido que valor temos perante esta sociedade ,será que somos apenas peões de pessoas sem escrúpulos que nos sugam até não poderem mais e depois nos jogam no lixo,que consequências terá nesta sociedade tais actos ,ou continuaremos a ser surdos ,cegos e mudos eu pergunto quanto valerá a vida perante o sofrimento do nosso semelhante.

Emanuel Moura

4 comentários:

  1. Sociedade? Sempre que se fala ou escreve sobre ela, arrepio-me! Precisamos mudar, mudar hábitos, comportamentos... mudar a própria sociedade porque com ela pouco temos aprendido, apenas criado barreiras!

    Beijinho e boa noite,

    Emanuel!

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Emanuel,

    Obrigada por ter "vindo", isto é, respondido ao meu comentário no seu blogue. Já somos amigos virtuais, posso afirmar, creio eu, e pertencemos à enorme família católica.
    Estive a ler o seu perfil, e, de entre outras coisas que refere, pertence à marinha e tem SETE, vou repetir sete gatos. Leia o meu perfil, por favor, caso o não tenha feito já, e perceberá o porquê desta minha afirmação.

    O texto, por si escrito tem imensas e possíveis respostas, e também, antes delas, tem as causas, as inúmeras causas.

    Nada justifica o suicídio, o abismo para onde alguns se lançam , porque só o PAI, tem o direito de decidir das nossas vidas.

    A História Mundial regista períodos piores que este e, tal como se deve lembrar as pessoas imolavam-se, ou eram queimadas vivas. Foram várias as causas para tais atitudes, mas sobretudo falta de auto-estima e falta de amor a o Próximo.

    Falou de sociedade consumista, pois e tem razão, e porque, atualmente já não é possível ir de carro ao café que fica a 20m de nossa casa, nasceu nas pessoas uma frustração, porque deixaram de poder consumir tanto e de formatão cómoda.
    Ganhar 100 e gastar 120, não é possível.

    Falando dos mais ricos. Há ricos, como Cristiano Ronaldo, que por saber dar uns toques na bola, ganha milhões, que "estoira" como mito bem lhe apetece.
    Depois, temos também aqueles que são ricos, porque já os seus antepassados o foram e eles souberam continuar as suas pisadas.
    E, finalmente, temos os ricos, que exploraram outros, mais pobres, mas as pessoas lá iam tendo para comer, vestir e calçar e até pedir cédito aos bancos de 4000/5000 euros para ir de férias para locais paradisíacos.

    Em relação ao nosso país, penso que há desnorteio muito significativo e quando uma boa parte diz: isto está impossível, os outros vão atrás das palavras uns dos outros. É com o ir tomar a bica, de manhã, a meio da manhã, após o almoço e após o jantar. Generalizou-se, é social e em casa não sabe tão bem, mesmo sendo o café igual.
    Ora, vamos nós lá nós entender estas atitudes da sociedade, que se diz tão castigada, fustigada e roubada.
    Difícil, muito difícil.
    Não gosto de café, e portanto pertenço a uma ínfima minoria. Adoro chá, 5/6 vezes, por dia, que tomo em casa. Gosto da privacidade e de estar a saboreá-lo, calmamente.

    EMANUEL, A VIDA VALE TANTO, TANTO, MUITO, PORQUE FOI DEUS QUEM A DEU. SAIBAMOS APRECIÁ-LA, COM OS SEUS AVANÇOS E RECUOS.

    Tenha uma noite de paz.

    Abraço da Luz.

    PS: tenho dois blogues: Luzes e Luares
    Afetos e Cumplicidades


    Deixo a curiosidade ao seu critério.
    OBRIGADA.

    Nota: não sei se tem ou não conhecimento, mas quando deixamos comentário no seu blogue, temos de digitar uma palavra complicada e difícil de perceber, tal como um número.
    Se pretender, isso pode alterar-se na folha/página da net onde escreveu o nome do seu blogue, moderação de comentários, etc. Basta clicão NÃO, na verificação de palavras e pronto, assunto arrumado.
    Queira desculpar!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde amigo Emanuel.
    Temos de avançar,tudo na vida faz um sentido e quando deixa de o fazer é pq já não somos nós.
    Há meio ano que estou a atravessar uma fase difícil,pelo menos... "NOVA"...e hoje a Luz do tal túnel abriu mais um pouco...e...com ela a minha esperança renovada.
    Vamos lá amigo,um SERRANO de GEMA....não se pode ir abaixo,ok?
    O Granito da Nossa SERRA DA ESTRÊLA dá-no força para olhar em frente.
    Bom f de semana.beijinhos
    PS Se eventualmente n/ aparecer,é pq o m/PC foi abaixo.

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, quando nos tiram a dignidade de podermos ganhar o nosso sustento.
    Quando tudo à nossa volta não faz sentido, a morte parece o caminho óbvio.
    Compreendo e respeito quem toma essa decisão, mas lamento que não haja uma mão amiga para ajudar a ultrapassar esse momento.
    Porque tudo passa e a vida é demais preciosa para ser desperdiçada.


    beijinhos

    ResponderEliminar